
Viva Saudável

Chá preto
O chá preto é um dos quatro tipos definidos de chás no mundo. Curiosamente, é chamado de chá vermelho na China. O chá preto é o tipo de chá mais comum no Ocidente, tanto em saquinhos como em folhas. Grande parte do chá preto consumido internacionalmente é produzido na Índia. O chá preto é processado de duas formas, em CTC (Crush, Tear, Curl - Esmagamento, Rasgo, Enrolamento) ou em folhas inteiras.
O método CTC é usado para folhas de baixa qualidade que acabam muitas vezes em saquinhos de chá e são processados por máquinas. Este método é eficiente para produzir um produto a partir de folhas de qualidade média ou baixa.
O processamento manual é usado para chás de qualidade elevada. Este estilo de processamento ortodoxo resulta num chá de qualidade elevada procurado por muitos conhecedores e apreciadores de chá. O chá é deixado oxidar, depois enrolado e finalmente seco em bandejas quentes.

Existem vários tipos de chás pretos, mas entre os mais famosos estão os indianos Darjeeling, Assam e Ceilão, e o chinês Keemun.
O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta Camellia sinensis (i.e. chá branco, chá verde, e chá oolong). Os benefícios do chá preto Uma xícara de chá após o almoço e o jantar pode neutralizar alguns efeitos prejudiciais de uma refeição rica em gorduras, ajudando a prevenir problemas cardíacos.
De acordo com estudos realizados na Universidade de medicina de Tóquio, na Japão, quando a pessoa consome alimentos gordurosos, o nível de lipídios no sangue aumenta. Isso estimula a produção de radicais livres, que provocam enrijecimento e constrição temporária dos vasos sanguíneos, principalmente em quem já tem doenças cardiovasculares. “Os antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos flexíveis e a promover um fluxo sanguíneo saudável”, afirma o pesquisador Yoshikazu Takanami.
Foram pesquisados dois grupos de pessoas, consumindo uma refeição rica em gordura. O primeiro grupo ingeria água após as refeições e o segundo grupo chá preto. A pesquisa foi realizada com pessoas de 21 a 38 anos, saudáveis. O resultado foi que o grupo dois, que bebeu chá preto, mostrou um fluxo sanguíneo maior no antebraço. “Isso sugere que os antioxidantes da bebida ajudaram a manter o funcionamento dos vasos”, diz Takanami.
Segundo o endocrinologista Cláudio Rodrigues, o chá atenua os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos porque dão ao organismo um tempo maior para transformar as gorduras de baixa densidade (que resultam o mau colesterol) em gorduras de alta densidade.
O consumo do chá preto traz tanto o benefício dos bioflavonóides como da cafeína, que é vasodilatadora. Ao dilatar os vasos, a cafeína facilita a passagem das placas gordurosas. Então essas placas irão até o fígado, onde poderão ser destruídas, prevenindo o depósito nas artérias.
|