
Viva Saudável

Coriolus versicolor
Coriolus versicolor, cresce em florestas temperadas e chegou à proeminência nos últimos anos, apoiada por mais de 400 estudos publicados centrando-se na remodelação dos peitos e nas suas propriedades anti-tumorais.
Tem um efeito inibitório no crescimento de células cancerígenas e uma acção reconstituinte e regeneradora.
Mostrou ser especialmente eficaz no tratamento do cancro do pulmão, da próstata, do estômago, da mama, cervical, do cólon, da bexiga e do esófago, na leucemia, em linfomas, em tumores cerebrais e em metastáses.
O Coriolus activa os mecanismos de defesa celular aumentando, desta forma, a formação de células T, de linfócitos B, de monócitos, de macrófagos, de células da medula óssea e de células NK (células naturais assassinas).

A biomassa do Coriolus Versicolor é um imunomodulador não específico e, como tal, usada como coadjuvante nutritivo para equilíbrio do sistema imunitário em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia. A supressão da formação do sangue e a danificação da mucosa também são reduzidas drasticamente.
O Coriolus tem um efeito antibacteriano e antifúngico nos seguintes agentes patogénicos:Escherichia coli, estafilococos, estreptococos, Candida albicans, Listeria e Toxoplasma gondii. Também foram relatados efeitos antivirais no HIV, Herpes e Citomegalia.
O polissacaropeptídeo PSP e o polissacaropeptídeo Krestin (PSK) são as substâncias isoladas mais eficazes.
Para além disso, o PSK tem um efeito antioxidante, previne danos nos genes e diminui o processo de angiogénese evitando, desta forma, a disseminação do tumor.