
Viva Saudável

Entender o Ki
Ki é a unidade básica do Universo. É a colecção infinita de partículas infinitamente pequenas. Tudo é, em última análise, composto de Ki.
Um homem anda até o mar, abaixa-se e recolhe um pouco de água em suas mãos. "Esta é minha água" diz ele. De certo modo ele está certo, é claro. Temporariamente, ela é sua. No final, entretanto, a água pertence ao oceano.
Quer ele deixe-a escorrer pelas suas mãos para a areia ou ela evapore, condense como parte de uma nuvem e caia de novo como chuva, é para o oceano que "sua" água retomará. Assim é também com nossas vidas: Nós cercamos uma pequena porção do Ki do Universo com nossos corpos e dizemos, "Este sou eu". O Ki que nos dá vida é parte do Ki do Universo de um modo tão real quanto à água recolhida pelo homem na praia pertence ao oceano.

Ao contrário da novidade do homem abaixando-se para recolher a água, entretanto, o recepção da força vital é constante e espontâneo. Nosso Ki pessoal, inseparável do Ki do Universo, interrelacionado com ele. Esta é a essência da vida: um fluxo recíproco de ida e volta entre nosso Ki e o Ki do Universo. Quando o fluxo é forte e desimpedido, estamos saudáveis. Quando o fluxo pára temporariamente, ficamos inconscientes. Quando o fluxo pára completa inalteravelmente, morremos. Uma comparação pode ser feita com uma bateria de carro.
Do mesmo modo que a bateria permanece carregada quando o carro anda frequentemente, o Ki gasto durante as actividades árduas é basicamente recarregado pelo Ki do Universo. Deixar um carro parado por um longo período de tempo leva a exactamente o mesmo resultado que não estender Ki vigorosamente - uma bateria descarregada. Periodicamente, é claro, uma bateria deve ser recarregada. Assim é com nosso Ki.
Esta renovação completa de Ki acontece durante o sono profundo, a única hora em que a maioria das pessoas é capaz de relaxar verdadeiramente. O Ki do Universo é recebido pelo cérebro durante períodos de relaxamento profundo, quando o padrão das ondas eléctricas continuamente geradas pelo cérebro torna-se regular. Esta é a razão pela qual mesmo nove ou dez horas de sono irregular têm pouca utilidade em nos ajudar a se sentir descansado, enquanto cinco ou seis horas podem ser suficientes se elas forem pacíficas e imperturbadas.
O sono é uma necessidade básica da vida. Um homem com Ki forte pode sobreviver dez ou vinte dias sem comida, mas cinco dias sem dormir são suficientes para matá-lo. Em japonês, a palavra para isto é kishi, morte por falta de Ki. Através da história um modo estabelecido de se quebrar um prisioneiro tem sido forçá-lo a ficar acordado por períodos prolongados de tempo. Três dias sem dormir têm sido classicamente suficientes para se extrair uma confissão do mais duro criminoso. (...) Voltando à nossa analogia da bateria, Ki novo flui para dentro do seu corpo à medida que você estende Ki.
Quanto melhor você for em estender Ki, mais eficiente esta "recarga instantânea" se torna, permitindo-lhe restituir poder físico e mental com apenas um pouco de sono à noite. Se você quer viver feliz e vigorosamente, deve primeiro aprender como estender Ki, o quarto dos Quatro Princípios Básicos para Unificar Mente e Corpo.
Se perseguir este conceito ao fundo da consciência humana, você entenderá a mente universal que governa toda a criação, amando e protegendo toda a vida. Entender a mente universal é fundamental para compreender o espírito de paz e união com a natureza. A humanidade, hoje, em sua inclinação aos princípios e conceitos do mundo relativo, está fracassando. Sua única esperança é ligar-se com o mundo absoluto que reside debaixo deste mundo relativo, e estender o princípio do Ki. Tudo se origina do Ki do Universo. A interacção de duas forças opostas criou o mundo relativo no qual vivemos.
Estas duas forças são conhecidas com yin e yang no oriente, positivo e negativo no ocidente. Thomas Edson declarou que o Universo é feito de electricidade. Ele falava daquilo que é a base da electricidade que alimenta nossos aparelhos domésticos - o Ki do Universo. Do mesmo modo que algo não pode ser criado do nada, é errado dizer que a electricidade é "produzida" por geradores. Esta energia impregna o Universo todo o tempo. Nós a chamamos "electricidade" quando ela é transformada por uma central eléctrica em uma forma que podemos perceber com nossos cinco sentidos. A electricidade é composta de um componente negativo e um positivo. Assim é o Ki pessoal.
O Ki do Universo é integral, sem componentes. O Ki gerado pelo cérebro humano, entretanto, adquire um carácter positivo ou negativo. O lado de uma parede exposta à luz é claro; o lado oposto é escuro. Ambos os lados, é claro, compõem a "verdadeira" parede. É inútil argumentar qual lado é mais autêntico. É válido dizer que Deus é sinónimo de amor. É justificável dizer que o Universo é inclemente. Tudo depende do seu ponto de vista. Se você quer viver uma vida feliz, vigorosa e saudável, você deve olhar o lado claro. Se tristeza e miséria o atraem, olhe o lado escuro.
Se você quer andar para o sul, você deve andar para o sul. Você nunca chegará lá se você insistir em andar para o norte. Você pode passar a sua vida chorando ou sorrindo. A decisão é sua. Se você quer ver o lado positivo das coisas, você deve acreditar que o caminho do Universo é o caminho do amor. Você deve praticar a usar sua mente positivamente e estender Ki. Se, pelo outro lado, você quer ver o lado escuro da vida, o caminho está à sua frente: acredite que a fonte da vida é inclemente, use a mente negativamente, lamente-se e retraia o Ki. Se você quer fortalecer seu Ki, potência física e resistência e ser bem-sucedido na sua vida, deve esforçar-se para tornar-se um com o Ki do Universo. Um suprimento fresco de Ki entra em seu corpo quando estende o Ki.
É necessário, portanto, que você use sua mente de um modo positivo e entenda o Ki. É essencial coordenar mente e corpo para tornar-se um com o Ki do Universo. Unificação de mente e corpo são como a fundações de um prédio, as raízes de uma árvore. Um arranha-céu somente pode ser construído sobre uma fundação firme. Um carvalho alto, vasto, é apenas uma ideia poética sem uma forte estrutura de raízes. O homem moderno fracassa porque tenta produzir flores antes que as raízes tenham se desenvolvido. Se você quer viver uma vida vigorosa, você deve primeiro tentar unificar sua mente e seu corpo.
Sensei Koichi Tohei