
Viva Saudável

Exercício Físico
As consequências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose e suas consequências (angina, enfarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crónica, asma, depressão, ansiedade.
Um grande número de estudos realizados em Harvard e outras instituições confirma precisamente que a actividade física é um dos bens mais preciosos na manutenção da nossa saúde, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc.) modera o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade.
Além disso, melhora significativamente as capacidades cognitivas e de memória, diminui a ansiedade e aumenta a auto-estima, melhora a circulação sanguínea, cria músculos e ossos mais fortes, ajuda a perder peso, aumenta os ritmos cardíaco e respiratório não é novidade para ninguém.
O ideal para a saúde é que o exercício físico se torne um hábito na infância ou na adolescência, para que em adulto faça parte integrante da sua vida.
Um dos principais problemas é a falta de tempo, que cria os "atletas de final de semana". Praticar actividade física somente aos finais de semana pode não ser bom à própria saúde. É necessário um ritmo correto entre exercício e descanso. O recomendado é que, para cada dia de exercício, seja dado um dia de descanso, principalmente para as pessoas que se iniciam.
Se não tem tempo para uma prática física regular, arranje um plano de treino para casa sem ter que alterar muito a sua rotina diária.
Acima de tudo, esforce-se por vencer a preguiça e seja criativo nas formas como exercita o seu corpo. Porque estará também a exercitar a sua mente.
