
Viva Saudável

O nosso estilo de vida normalmente deixa-nos completamente esgotados. Quer saber qual é o remédio para isso?
É simplesmente usar o seu corpo e o seu cérebro melhor, dando-lhes um descanso. E por descanso não entenda dormir até ás três da tarde nos fins de semana, mas sim fazer algumas atividades relaxantes que podem melhorar as suas funções cognitivas.
Afinal, sem estar em paz consigo mesmo até o sono se torna uma atividade complicada. Por que é que isso é útil? Afinal você já é inteligente e desempenha bem seu trabalho. A realidade é que as funções cognitivas vão muito além disso. Você irá sentir-se mais relaxado, aprender melhor e pensar mais rápido.
Melhore as suas funções cognitivas

Então aprenda a descansar de verdade com as nossas oito dicas:
1. Caminhe Mesmo que você faça uma caminhada curta de 20 minutos, sem o intuito de fazer exercícios para perder peso, isso faz com que novas células cerebrais cresçam, em áreas do órgão responsáveis pela memória, principalmente. Nem mesmo um computador tem a capacidade de se reconstruir, como nós fazemos todos os dias.
2. Durma – mas com qualidade Não deve dormitar breves momentos depois do almoço e, de noite, não conseguir pregar o olho. Precisamos de dormir com qualidade. Estima-se que sejam necessárias de sete a oito horas de sono por dia para prevenir ataques cardíacos, depressão, torná-lo mais resistente a infecções, tornando, também, o seu cérebro numa estrutura mais resistente. Não conseguimos isso dormindo breves momentos porque precisamos do sono chamado REM (Rapid Eye Movement – Movimentação rápida dos olhos), que acontece só quando estamos em sono profundo, sonhando.
3. Entre em contato com a natureza As pessoas, definitivamente, sentem-se melhor caminhando num parque do que num shopping ou no centro da cidade. Aliás, foi comprovado que pessoas que caminham em parques aprendem mais rápido do que aquelas que fazem suas caminhadas em áreas fechadas, como shoppings. Ainda não se sabe os motivos psicológicos para isso, mas podemos citar algumas hipóteses: ar mais limpo, menos barulho e contato com o Sol. Entrar em contato com a natureza faz com que nossa imunidade aumente, melhora o nosso humor e aumenta os nossos níveis de vitamina D.
4. Mude hábitos antigos e seja criativo Novas ideias surgem quando você é exposto a novas experiências, então saia de sua zona de conforto. Leia novos livros, experimente novos alimentos e conheça novos lugares.
5. Use técnicas de descanso rápido Poucas pessoas sabem que técnicas de descanso, muitas vezes espirituais, podem provocar relaxamento em menos de um minuto. Meditando você pode descansar fisicamente, mentalmente, socialmente e espiritualmente, ao mesmo tempo.
6. Preste atenção ao seu relógio biológico Computadores e máquinas não se importam em trabalhar às 4 da manhã, mas pode ter certeza de que seu organismo se importa. O seu comportamento e as suas capacidades cognitivas mudam dependendo da hora do dia. Foi comprovado que a maioria das pessoas é mais criativa durante a manhã, mas que estão mais atentas e concentradas durante a tarde. Conheça o seu corpo e saiba como trabalhar no ritmo dele.
7. Preste atenção à sua atenção Você pode até tentar ler um relatório enquanto faz pesquisas no Google e come o seu jantar, mas o seu cérebro só se concentra de verdade numa coisa de cada vez. Faça muitas coisas ao mesmo tempo e a sua produtividade, o seu humor e criatividade vão cair. Faça intervalos também, para evitar erros.
8. Faça sexo Caminhadas fazem com que as células cerebrais se renovem mas, em ratos, observamos o mesmo tipo de crescimento quando eles são sexualmente ativos. Que melhor maneira de aumentar a sua capacidade cognitiva do que estar num momento bom, com alguém de que você gosta? O sexo também é uma ótima maneira de prevenir doenças cardíacas e arteriais, além de melhorar o seu humor. Lógico, sempre com responsabilidade.
|