
Viva Saudável

Mente sã em corpo são
O organismo humano é constituído por Corpo, Mente e Espírito, tendo cada uma destas partes necessidades próprias. Se, através dos hábitos de vida, forem consideradas as necessidades do organismo, ele será equilibrado, resistente e sadio. Caso contrário, se através de seus hábitos agredir ao organismo, ele será fraco, sem resistência e doente.
São os hábitos de vida que, de forma determinante, influenciam a saúde. O Corpo precisa de Sol, Ar, Água, Alimento, Exercício, Repouso e Higiene. Sem a garantia destas condições, a saúde será inalcançável e o resultado será muito provavelmente a doença.

A alimentação é uma das necessidades vitais para a saúde. São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias à manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, hidratos de carbono e gorduras) e, na criança, determinam o seu crescimento e desenvolvimento, sendo metabolicamente modificados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue...
A alimentação influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, hormonal, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cardiovascular, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual.
A alimentação influi ainda no sistema imunitário (de defesa) do organismo, o sistema que determina a sua resistência, uma das condições mais importantes para a manutenção da vida, já que é determinante para a qualificação da saúde humana.
Não são os efeitos dos micróbios, vírus e bactérias mque se deve temer, mas sim a falta de resistência do organismo. Sem uma alimentação adequada, o organismo tem alterações nas suas funções e fica sem resistência, sendo estas as causas principais de todas as doenças. Por isso se diz: "Somos o que comemos".
Com uma apropriada alimentação, o organismo fica mais vitalizado e preparado para o crescimento e desenvolvimento, assim como para responder com eficácia às mais diversas agressões exógenas e endógenas, proporcionando melhor qualidade de vida e aumentando a longevidade Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E referiu ainda: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento". Esta concepção já advogada há muito tempo continua cada vez mais actual face à industrialização e ao processamento que muitos alimentos têm.
O alimento, para além de nutrir, é determinante para a qualidade da saúde. Vários aspectos da alimentação são importantes e devem ser considerados: a qualidade e a quantidade. Mas para além destas dimensões, qualitativa e quantitativa, é necessário ainda dar especial atenção à frequência das refeições, já que exercem uma importante influência no metabolismo e na saciedade com importantes implicações para um mais eficaz controlo do peso.
Segundo a Wikipédia, a Qualidade alimentar refere-se ao aspecto, à cor, ao paladar, ao valor biológico, aos compostos orgânicos desejáveis e compostos inorgânicos indesejáveis, representando tudo o que é necessário ser incorporado num alimento para que o mesmo preencha as suas funções alimentares.
Os alimentos devem disponibilizar elementos vitais necessários para preencher todas as funções biológicas, sem contudo conterem componentes perigosos à saúde humana, sendo que as principais doenças da atualidade são decorrentes dos péssimos hábitos alimentares das pessoas que cada vez mais dão menos importância a uma alimentação saudável atribuindo quase sempre prioridade à conveniência dos alimentos industrializados que usualmente contêm componentes que não acrescentam benefício algum à saúde humana.

De facto, quanto mais industrializados são os alimentos, maior a quantidade de “lixo alimentar” que é introduzido no organismo e menor a quantidade de nutrientes essenciais ou simplesmente fundamentais para um eficaz e saudável funcionamento do organismo. Os alimentos industrializados são modificados de forma a tornarem-se mais saborosos e apetecíveis através da adição do dito “lixo alimentar”, como o amido modificado, adoçantes, etc...
Por exemplo, refinar um cereal implica retirar-lhe a fibra alimentar e a totalidade (ou quase) de vitaminas e minerais associadas, ficando apenas o amido e proteína, isto é, energia vazia contida no amido e proteína vegetal, logo incompleta. É fundamental nutrir o organismo de forma a torná-lo forte e sadio através dos alimentos ditos básico, que a natureza fornece ou dos alimentos que mais se aproximam desta condição. Desta forma, serão disponibilizados os nutrientes e fito nutrientes necessários a todas as funções biológicas dos humanos.
Fonte: Cláudia Sofia Minderico