
Viva Saudável

Os Meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.
Classificação dos meridianos Existem várias formas de classificar/agrupar os meridianos, dependendo dos pontos de referências relacionados. Como por exemplo:
Meridianos

Meridianos Yin e Yang

Meridianos principais, também conhecidos por regulares. Existem em pares (bilaterais - um para cada lado direito/esquerdo do corpo). São em número de 12 pares. Eles estão relacionados com órgãos, vísceras ou funções. Existe ainda uma classificação dos elementos chineses para estes meridianos: metal (ar), água, madeira, fogo e terra.

Meridianos extraordinários, também conhecidos por vasos maravilhosos, particulares, curiosos ou estranhos. São em número de 8. Meridianos distintos.
São em número de 12. Meridianos tendino-musculares. São em número de 12. Vasos Lo longitudinais e transversais. Os Meridianos Principais.
Os 12 meridianos princípais podem ser melhor visualizados nesta tabela.

Ordem e fluxo energético As energias percorrem os meridianos por uma ordem específica (como estão classificados acima: pulmão, intestino grosso, estômago, …).
Também existe um sentido determinado, em relação as divisões do corpo: cabeça, tronco e membros. Na acupuntura o fluxo da energia segue os seguintes sentidos: do tronco para as mãos, das mãos para cabeça, da cabeça para os pés, dos pés para o tronco (e novamente para as mãos).
Assim, unindo estes dois princípios (a sequência dos meridianos e a ordem nas divisões do corpo), podemos deduzir a seguinte disposição geral dos meridianos:

Esta visão geral, permite-nos verificar que existe uma relação natural (sequência) entre o fluxo da energia que passa pelos meridianos. Assim um bloqueio da energia no meridiano do Pulmão pode diminuir a energia do meridiano subsequente ou seja o meridiano do Intestino Grosso. Existem muitas outras relações entre os meridianos.
Estas relações formam os princípios e técnicas de tratamento utilizados na acupunctura, do-in, shiatsu e outras forma de tratamento baseadas nos meridianos. Basicamente, todas as técnicas e princípios visam o reequilíbrio das energias dos meridianos e do corpo como um todo. Horários em que a energia passa por cada um dos 12 meridianos


Os Meridianos extraordinários Os 8 meridianos extraordinários ou vasos maravilhosos.

Meridianos Distintos Dos meridianos distintos seis são oriundos dos 12 meridianos principais (com exceção ao VC e o VG) e conduzem a energia destes para o interior do corpo Meridianos Tendino-musculares Os meridianos tendino-musculares são relacionados aos 12 meridianos principais, mas se localizam externamente.
Neles circulam as energias defensivas protectoras… Pontos dos meridianos Cada meridiano tem vários pontos definidos, por onde se pode actuar para interferir na energia que o percorre. As formas mais comuns de actuação são: a agulha (geralmente de metal, embora haja relatos sobre agulhas de pedra na história antiga da acupunctura chinesa), a moxa (ou pequeno "incenso" colocado sobre a pele), ou ainda a pressão dos dedos.
Cada ponto tem uma característica determinada para actuar na energia do meridiano. Existem, por exemplo, pontos para tonificação (aumentar o fluxo de energia no meridiano), pontos de sedação (diminuir o fluxo de energia no meridiano), pontos de alarme (pontos doloridos que avisam sobre alterações importantes nas energias do meridianos), pontos de origem, pontos de união e outros.

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DE CADA MERIDIANO E SUAS INDICAÇÕES:
“PULMÃO” P5: Localizado na dobra do cotovelo, lateral do tendão bíceps braquial. Indicação: Dor de cabeça (frontal); rigidez na nuca, tosse; asma; paralisia facial; dor no peito. P9: Localizado na linha do pulso, sobre a artéria radial. Indicação: Asma; tosse; dor no peito e mamas; amigdalite; dor no braço. P11: Localizado no ângulo ungueal lateral do polegar. Indicação: Amigdalite; coma; derramamento de sangue no nariz; diarreia infantil.
“INTESTINO GROSSO” IG1: Localizado no ângulo ungueal lateral do dedo indicador, próximo ao polegar. Indicação: amigdalite, dor de dentes; glaucoma; dor no ombro; dedos adormecidos. IG4: Localizado no ângulo formado pelo polegar e pelo indicador. Indicação: Dor de cabeça; de dente; rinite; bronquite; gripe; insónia; paralisia facial; nervosismo. IG11: Localizado no ângulo externo do cotovelo. Indicação: dores em geral; febre; pressão alta; conjuntivite; problema de pele; hemiplegia. IG15: Localizado na ponta do ombro (com o braço levantado, forma-se um buraco no ombro). Indicação: Bursite no ombro; hemiplegia; urticária; furunculose.
“ESTÔMAGO” E36: Localizado a 4 dedos abaixo da patela. Fica na depressão abaixo da cabeça da tíbia. Indicação: Dor de estômago; disenteria; gastrite: epilepsia; paralisia facial; frigidez; impotência. E45: Localiza-se no ângulo ungueal lateral do 2º artelho, próximo ao 3º dedo do pé. Indicação: gengivite; paralisia facial; excesso de sonhos; comportamento maníaco; ansiedade.
“BAÇO-PÂNCREAS” BP2 e BP3: localizados antes e depois da junta metatarso-falangeal do hálux pela face medial. Indicação: distensão e cólicas abdominais; lombalgia; gota; cansaço no corpo; hemorróidas. BP6: localizado a 4 dedos acima do maléolo interno na borda interna do tornozelo. Indicação: distúrbios nos órgãos genitais; impotência; frigidez; falta de apetite; inchaço da perna.
“CORAÇÃO” C1: Localiza-se no oco da axila. Indicação: Dores no braço, ombro e peito; dor no coração; nevralgia; mau cheiro na axila. C3: Localizado no ângulo interno do cotovelo (ponta interna da dobra do cotovelo). Indicação: Dores de dente, cabeça, nuca e antebraço; torcicolo; zumbido; tremor nos braços. C7: Localizado na linha do pulso, ao lado do tendão do dedo mínimo Indicação: Ansiedade; Palpitação; dor de cabeça e tontura; insónia; epilepsia; dor na garganta. C9: Localizado no ângulo ungueal do dedo mínimo, próximo ao anular. Indicação: Palpitação; dor no peito; dor de garganta; AVE; coma.
“INTESTINO DELGADO” ID3: Localiza-se na ponta da linha do coração quando fechamos o punho (ponta da dobra). Indicação: Dor nas costas; rigidez; dor na nuca; zumbido; surdez: epilepsia; transpiração nocturna.
“BEXIGA” B54: Localiza-se no centro da dobra do joelho (cavo poplíteo). Indicação: Ciático; lombalgia; paralisia da perna; dor no joelho; AVE; hipertranspiração. B60: Localiza-se entre o maléolo externo e o tendão calcâneo, na borda superior do calcâneo. Indicação: Dor de cabeça; rigidez na nuca; lombalgia; ciática; dor no cóccix; distúrbio no parto.
“RINS” R1: Localizado na ruga plantar, quando da flexão dos artelhos. Indicação: Cefaleia parietal; tontura; fobias; insónia; diabete; pressão alta; convulsão infantil.
“CIRCULAÇÃO E SEXUALIDADE” CS3: Localizado na dobra do cotovelo medial do tendão central. Indicação: Palpitação; tosse; vómito; tremor nos braços; febre; coma. CS6: Localiza-se a 2 dedos da linha do pulso, entre o rádio e a ulna. Indicação: Dor no coração; pressão no peito; palpitação; ansiedade; histeria; insónia; soluço. CS8: Localiza-se na palma da mão entre as juntas do 3º e 4º metacarpo (no centro da mão). Indicação: Dor coração; sede; calor; anorexia; ansiedade; soluço; depressão; preguiça; cansaço.
“TRIPLO AQUECEDOR” TA5: Localiza-se a 2 dedos acima da dobra dorsal do pulso, entre o rádio e a ulna. Indicação: Cefaleia; dor na nuca; adormecimento e paralisia dos dedos; dor intercostal; surdez.
“VESÍCULA BILIAR” VB20: Localizado abaixo da base do occipital, fora da nuca, na margem do cabelo. Indicação: dor de cabeça; dor na nuca; tontura; vertigem; hipertensão; enxaqueca; insônia. VB38: Localiza-se a 4 polegadas acima do maléolo externo, fora da tíbia, em cima do perônio. Indicação: Enxaqueca; espasmo muscular; sensação de frio na região lombar.
“FÍGADO” F3: Localizado no dorso do pé, no ângulo formado pelo 1º e 2º metatarsianos