
Viva Saudável

Oda Nobunaga
Oda Nobunaga (23 de junho de 1534 - 21 de junho de 1582) foi um grande daimyo do período Sengoku da história japonesa. Filho de Oda Nobuhide, um guerreiro de menor importância e poucas terras na província de Owari. Nobunaga Oda nasceu em 23 de Junho de 1534 no castelo de Nagoya e foi dado seu nome de infância de Kippōshi . Sua mãe era Gozen Tsuchida esposa de Nobuhide, aos dois anos tornou-se o dono do castelo de Nagoya. Na infância e começo da adolescência, era conhecido por seu comportamento bizarro e recebeu o nome de Owari no Ooutsuke.
Com a introdução de armas do fogo no Japão, entretanto, ele ficou conhecido por seu afeto pelas armas de fogo Tanegashima. Ele também era conhecido por correr com outros jovens da área, sem qualquer consideração pela sua própria posição social.
No que diz respeito à força militar, os sonhos revolucionários de Nobunaga não somente mudaram a maneira de combater no Japão, mas também, no processo, criou uma das forças mais modernas do mundo de sua época.
Ele desenvolveu, implementou e expandiu o uso de lanças de longo alcance (anticavalaria), armas de fogo, navios blindados e fortificações de castelos.. Nobunaga também instituiu um sistema de classes guerreiras especializadas escolhendo posições para seus súbditos e demais cidadãos sob seu jugo de acordo com suas habilidades, e não somente pelo nome.
Nobunaga é lembrado no Japão como um dos personagens mais brutais do período Sengoku. Ele adotou o Cristianismo quando a religião entrou no Japão e a usou como desculpa para perseguir os monges de Ikko. Durante este período, seu súdito e mestre-de-chá Sen no Rikyu criou a cerimónia do chá, que Nobunaga difundiu, originalmente com a intenção de discutir política e negócios. O kabuki moderno também teve seu começo durante esse período, sendo completamente desenvolvido no início do período Edo.
Pelo fato de Nobunaga ser cristão (seu nome cristão era Jerônimo) e pela insensibilidade com que esmagou os Ikkoshu, conclui-se que ele não tinha o menor respeito pela religião tradicional. Em 1571, chacinou cerca de três mil monges do templo Enryakuji, no monte Hiei, um poderoso núcleo político e religioso do início do período Heian, porque aquele mosteiro o desafiara militarmente. Nobunaga era implacável com todo aquele que lhe fizesse frente, mas não deixava de reconhecer a autoridade imperial, nem a autoridade de outros templos e santuários desde que não pusessem em causa a sua hegemonia.
A tentativa de Oda Nobunaga para unificar tenka foi anulada em 1582, enquanto ele e os seus companheiros estavam em Honnō-ji em Kyōto, Nobunaga foi surpreendido e assassinado por Akechi Mitsuhide, um dos seus principais generais.
Uma frase pode resumir o estilo de Oda Nobunaga: "Se o pássaro não canta, eu o mato."
Oda Nobunaga e todo o clã Oda são descendentes do clã Fujiwara ou clã Taira (especificamente, Taira no Shigemori). A sua linhagem pode ser diretamente traçada para seu tetra avô, Oda Hisanaga, que foi seguido por Oda Toshisada, Oda Nobusada, Oda Nobuhide e Nobunaga ele mesmo.
Nobunaga era o filho mais velho e legítimo de Nobuhide, um caudilho da província de Owari e de Tsuchida Gozen, que também era a mãe de três de seus irmãos (Nobuyuki, Nobukane e Hidetaka) e duas de suas irmãs (Oinu e Oichi) menor. Seus irmãos são listados da seguinte maneira:
Oda Nobuhiro (um irmão ilegítimo mais velho)
Oda Nobuyuki
Oda Nobukane
Oda Nobuharu
Oda Nobutoki
Oda Nobuoki
Oda Hidetaka
Oda Hidenari
Oda Nobuteru
Oda Nagamasu
Oda Nagatoshi
Nobunaga casou-se com Nohime, filha de Saito Dousan, por uma questão de estratégia política; no entanto, ela não teve nenhuma criança e foi considerada estéril. Suas concubinas Kitsuno e a senhora Saka que lhe deram seus filhos. Foi Kitsuno que deu à luz o filho mais velho de Nobunaga, Nobutada. Filho de Nobutada, Oda Hidenobu, e que se tornou soberano do clã Oda depois das mortes de Nobunaga e Nobutada.
Filhos:
Oda Nobutada (1557–1582)
Oda Nobukatsu (1558–1630)
Oda Nobutaka (1558–1583)
Hashiba Hidekatsu (1567–1585)
Oda Katsunaga (died 1582)
Oda Nobuhide (1571–1596)
Oda Nobutaka (1576–1602)
Oda Nobuyoshi (1573–1615)
Oda Nobusada (1574–1624)
Oda Nobuyoshi (died 1609)
Oda Nagatsugu (died 1600)
Oda Nobumasa (1554–1647, filho ilegítimo)
Filhas:
Tokuhime (1559–1636), casou com Matsudaira Nobuyasu
Fuyuhime (1561–1641), casou com Gamō Ujisato
Hideko (died 1632), casou com Tsutsui Sadatsugu
Eihime (1574–1623), casou com Maeda Toshinaga
Hōonin, casou com Niwa Nagashige.
Sannomarudono (died 1603), concubine to Toyotomi Hideyoshi, casou com Nijō Akizane
Tsuruhime, casou com Nakagawa Hidemasa
The source of this article is wikipedia, the free encyclopedia. The text of this article is licensed under the GFDL.
