
Viva Saudável

Respiração Ki
ISentado com mente e corpo coordenados (toitsutai): Sente-se em seiza. Os joelhos suavemente afastados, dois punhos, no máximo.
Descanse as mãos suavemente sobre as virilhas com os dedos naturalmente apontando para baixo. Alinhe o osso sacro e relaxe todo o corpo enquanto traz a mente (consciência) para o Itten.
Expirar: Feche os olhos gentilmente. Abra um pouco a boca e comece a exalar com calma, como se dissesse "ah" sem usar a voz.
Mantenha a mesma postura sentada enquanto exala. Imagine que toda a respiração vai para fora lentamente de todo o corpo.
Exale por aproximadamente 15-20 segundos.

Completo exalar: Imagine expirar completamente para baixo, para os dedões dos pés enquanto você inclina levemente a cabeça a frente e dobra o corpo suavemente à frente. Pause calmamente por alguns segundos. Inspirar: Mantendo a mesma postura de quando encerrou o exalar, feche a boca e comece a inspirar calmamente usando o nariz com um suave, relaxado sonido, como o tranquilo som de uma onda a fluir constante.
Imagine inalar gradualmente a partir dos dedos dos pés e através das pernas, abdómen, e peito por aproximadamente 15 segundos. Mantenha a mesma postura enquanto inspira; não mova a cabeça ou os ombros para cima durante a inspiração.
Completa inspiração: Quando sua inspiração tiver alcançado o peito, retorne a postura erecta, à posição original. Terminando a inspiração, sua cabeça pode retornar calmamente à posição original. Não estique ou dobre-se pra trás ao retornar à posição original. Ciclo completo: Ao sentir que terminou de inspirar, mantenha a mesma postura durante alguns poucos segundos antes de começar a próxima expiração.
O ciclo total (expiração, pausa, inspiração) dura aproximadamente 45 segundos. Como a essência do treino de coordenação de mente e corpo, a respiração Ki começará a resultar efeitos positivos em sua vida diária. Não é necessário demonstrar o quanto pode na respiração Ki comparando o número de respirações em determinado número de horas, quanto tempo você demora um ciclo etc.
A respiração Ki é uma prática invisível, como o desenvolvimento das raízes de uma árvore. Por meio de uma prática lenta e consistente, beneficiará da respiração Ki e eventualmente descobrirá a profundidade de suas raízes.