
Viva Saudável

Um estado de equil íbrio
Yin e Yang
O equilíbrio, ou a sua falta, é um ponto importante na abordagem que o Shiatsu faz da Saúde.
O princípio mais fundamental do Shiatsu e da medicina oriental é o conceito de Yin e Yang. Yin e Yang representam dois aspectos opostos mas complementares da Natureza.
Tudo é essencialmente composto ou influenciado por estas duas forças e naturalmente agrupado em pares opostos complementares.


Porque Yin e Yang são forças complementares, nada na Natureza é exclusivamente um ou outro tudo e todas as pessoas são compostas por ambos, em diversos graus.
Numa noite escura (Yin) haverá estrelas brilhantes (Yang) no céu.
Ao mesmo tempo, nada é neutro: predomina sempre 0 Yin ou 0 Yang.
A chave para a Saúde é tentar conseguir um equilíbrio entre as forças, para poder activar os nossos músculos e cérebro durante período luminoso do dia (qualidade Yang) e depois conseguir relaxamento, calma e repouso quando a escuridão se instala (qualidade Yin).
Yin e Yang falam-nos também de um processo de mudança. Tudo está permanentemente em mudança: os dias tornam-se noites e novamente em dias. Tudo tem um ciclo, e o Yin e Yang apenas mostram como a energia se desloca num ou noutro sentido.
Energia Ki
O Shiatsu actua no fluxo de energia, ou “Ki” que circula pelo nosso corpo em rotas específicas chamadas meridianos. O Ki é um conceito fundamental no pensamento médico oriental Sendo considerado a “essência da vida”, que sustém e alimenta o corpo físico e, portanto, afecta também a mente e o espírito.

A “força vital” é responsável pela criação do nosso corpo físico e mantém o equilíbrio hemostático interno do corpo. O fluxo de Ki através dos meridianos pode ser perturbado de várias maneiras, quer por traumas externos como lesões, quer por traumas internos como a ansiedade e o stress.
É nessa altura que as dores e sintomas semelhantes começam a aparecer, podendo sentir-se um mal-estar mental e/ou físico. No Shiatsu é usado toque para investigar o Ki alterado e Corrigir eventuais desequilíbrios.
Fonte: Wikipédia